Saúde Ponta Porã

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) promove ação educativa de higienização das mãos para crianças internadas

Iniciativa forneceu orientações para pacientes e acompanhantes; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

17/04/2020 16h56
311
Por: Silvio Dias Fonte: Assessoria de Comunicação
Hospital Regional de Ponta Porã (MS) promove ação educativa de higienização das mãos para crianças internadas

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), realizou na última quinta-feira (16/04) ação educativa de higienização das mãos para as crianças internadas na clínica pediátrica. A atividade lúdica é uma iniciativa do projeto Paciente Seguro e teve intuito de incentivar a lavagem correta das mãos e prevenir infecções. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

 

"Lavar as mãos é a maneira mais simples, barata e eficaz na prevenção de infecção. Neste momento de pandemia da Covid-19, temos que enfatizar ainda mais a importância da higienização e, por meio das crianças, conscientizar os pais e familiares mais próximos. Além de nos proteger contra doenças, lavar as mãos salva vidas", ressaltou a enfermeira e coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), Maria Helena Machado Cardoso.  

 

A ação faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). As crianças percorreram um caminho (que remetia a pegadas de coelhos) até a pia para realizar a lavagem das mãos, seguindo orientação da enfermeira. Após a higienização cada criança recebeu um chocolate como incentivo.

 

Luciana Licha, enfermeira, explicou a importância da ação para o projeto Paciente Seguro. "Essas atividades lúdicas fazem parte das metas de participação do projeto e promovem conscientização de pacientes e familiares, contribuindo para a humanização e diminuindo o risco de infecções", explicou.

 

Leandro José Gamarra, 8 anos, participou da atividade junto à mãe, Antônia Gamarra, que elogiou o projeto. "A brincadeira foi um incentivo para aprender a lavar as mãos corretamente e ainda distraiu as crianças" comentou. Para Osmar Lugo, pai de Karoline Lugo, 10 anos, o hospital tem uma excelente iniciativa de humanização. "Como minha filha é diabética, eles fizeram biscoitos de chocolate sem açúcar especialmente para ela participar junto com os demais", disse.

 

Paciente Seguro – O Hospital Regional de Ponta Porã é um dos três hospitais do Mato Grosso do Sul que integra o projeto Paciente Seguro. A iniciativa é coordenada pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS.