15°

Tempo limpo

Ponta Porã, MS

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão rejeita obrigatoriedade de repositórios digitais em universidades federais

Entidade atua na educação de pessoas com deficiência visual

17/09/2021 às 15h05
Por: Silvio Dias Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Tiago Mitraud argumentou que as universidades estão sem recursos - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Tiago Mitraud argumentou que as universidades estão sem recursos - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 6702/13, da deputada Iracema Portella (PP-PI), que torna obrigatória a existência de repositórios digitais nas instituições federais de educação superior e de pesquisa. A rejeição foi recomendada pelo relator, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG). Ele argumentou que as instituições federais de ensino têm funcionado com orçamentos bastante comprometidos.

"Algumas universidades federais declararam que, em 2021, os recursos disponíveis podem não ser suficientes nem sequer para a manutenção de suas atividades de ensino. Nesse contexto, impor um novo dever a essas instituições torna a manutenção de sua infraestrutura ainda mais dispendiosa", disse.

Tiago Mitraud lembrou que já há mecanismos que garantem a ampla divulgação do trabalho científico brasileiro. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) mantém a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, consolidando nacionalmente essas informações. Já a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece portal de periódicos, com acesso a mais de 30 mil títulos nacionais e estrangeiros, e banco de teses e dissertações, que consolida a produção acadêmica nacional desde 1987.

Tramitação
A proposta já havia sido rejeitada antes pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ponta Porã, MS Atualizado às 23h13 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 27°

Dom 29°C 13°C
Seg 31°C 17°C
Ter 32°C 21°C
Qua 32°C 22°C
Qui 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio