Mais de 1,3 mil presos deixam a prisão em saída temporária para o Dia dos Pais em MS

0
75
Carteira de identificação com código de barras irá ajuda a monitora detentos durante o benefício, em MS. — Foto: Agepen/Divulgação

A Justiça de Mato Grosso do Sul concedeu a partir desta sexta-feira (9) à 1.308 internos que cumprem pena em regime semiaberto e aberto em Mato Grosso do Sul o benefício da saída temporária de Dia dos Pais para passar sete dias em casa, com a família. Conforme a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), os detentos devem retornar até a próxima quinta-feira (15).

O benefício está previsto na Lei de Execução Penal. As saídas funcionam como uma preparação e adaptação do preso ao retorno do convívio em sociedade, uma vez que os presos do regime semiaberto estão próximos de ganhar a liberdade.

De acordo com a legislação, o detento precisa apresentar bom comportamento e tempo de cumprimento de pena. Além disso, precisa voltar para o presídio no dia e horários combinados, não cometer nenhum ato ilícito, não frequentar locais como bares, bailes e festas e permanecer em casa durante a noite.

Em Campo Grande são 948 detentos que recebem o benefício. No interior, 360 internos, totalizando em 1.308 em todo o estado.

Monitoramento

A Agepen informou que para facilitar o controle da movimentação diária dos detentos que cumprem pena nos regimes semiaberto e aberto, a tecnologia auxilia neste trabalho. O registro de monitoração é feito através da carteira de identificação com leitor de código de barras ou por meio da biometria, sendo emitidos relatórios detalhados e específicos.

As ações são desenvolvidas pela Agepen, por meio das direções dos presídios. Em todo o estado, esses sistemas são utilizados para controlar a movimentação de todos os internos.

G1 MS

Deixe uma resposta